Pular para o conteúdo principal

Orientações para as orações da manhã e noite da Pia União



As orientações indicadas para as orações da manhã começam com o sinal da cruz, com um gole de água benta e com os oferecimentos do dia; em seguida a jovem deve oferecer o seu coração à Virgem Maria, invocar o seu anjo da guarda e fazer os atos de fé, esperança, caridade e contrição. Se porventura, a jovem não dispuser de tempo suficiente deve pelo menos dizer as seguintes palavras: “Meu Deus, eu creio em Vós, mas avivae a minha fé; – amo-vos, mas aumente o meu amor; – peza-me de ter pecado, mas fazei que aumente mais e mais meu arrependimento”. 

Para as orações da noite, é indicado que a jovem comesse fazendo um exame de consciência sobre tudo o que fez durante o dia e, depois, ajoelhada, recitar a oração de arrependimento. Depois a jovem deve realizar os mesmos atos feitos pela manhã, sua consagração a Nossa Senhora, o "Lembrai-vos" de S. Bernardo, três ave-marias, a oração a Santa Inês, uma oração pelos angustiados, pelos vivos e pelos mortos. Por fim, deve jogar algumas gotas de água benta na sua cama, se benzer, beijar o crucifixo, beijar a medalha da associação e, por último, por o seu crucifixo embaixo do travesseiro. O principal objetivo das orações feitas pelas associadas é a sua santificação e aproximação de Maria Santíssima.

 “Lembrae-vos, ó piissima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tem recorrido á vossa proteção, implorado a vossa assistencia e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desemparado. Animada eu, pois, com egual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como Mãe recorro, de Vós me valho, e gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não desprezeis as minhas suplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignae-vos de as ouvir propicia e alcançar o que vos rogo. Assim seja”. 

 “Ó gloriosa Santa Ignez, minha especial protetora, protegei-me em todas as minhas necessidades, infudi-me parte daquela fortaleza e coragem com que soubestes desprezar as seduções e as perseguições dos impios, e fazei que conservando-me fiel ao Senhor aqui na terra, possa um dia alcançar no Céu o prêmio das boas obras que praticar. Assim seja. Santa Ignez, rogae por nós"

Além destas regras para as orações, o Manual também traz regras para o sacramento da confissão e comunhão. Sobre o sacramento da confissão, ele enfatiza que o mesmo serve para se alcançar o perdão de Deus após o batismo, um meio de se obter a graça divina; portanto, deve ser realizado pelo menos uma vez por semana por toda Filha de Maria.

Para o sacramento da comunhão, recomenda-se que a jovem esteja de jejum, decentemente vestida, e fosse para a mesa da comunhão de mãos erguidas e olhos baixos; chegada sua vez, a sua cabeça deve estar levantada e seu olhar fixo no sacerdote. Antes de se dirigir à mesa, ela deve dizer três vezes as seguintes palavras: “eu não sou digna nem merecedora que entreis na minha pobre morada; mas, dita a vossa santíssima palavra, os meus pecados serão perdoados e minha alma será salva”




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da Pia União das Filhas de Maria

Origem Histórica A reunião de fiéis com o objetivo de venerar Maria remonta ao período medieval. A primeira referência que se tem sobre uma organização fraternal, tendo como patrona a mãe de Cristo, data do século XII, criada por Pedro de Honestis. Esta irmandade situada na Igreja de Santa Maria do Porto congregava homens e mulheres, religiosos e leigos, denominados de filhos e filhas de Maria. Os associados traziam pendendo do pescoço uma medalha e na cintura uma faixa azul . Esta seria a provável origem da associação denominada Pia União das Filhas de Maria.  Após o Concílio de Trento (1545-1563) criou-se em parte do clero da Igreja Católica uma preocupação em reformar a prática religiosa do catolicismo fazendo com que as decisões do Concílio penetrassem na vida cotidiana dos fiéis, levando-os a compreender a necessidade da observância dos sacramentos, principalmente a confissão e a comunhão, e da prática das virtudes cristãs, sobretudo, a castidade. Neste sentido, a reform

Regras da Pia União das Filhas de Maria

As regras para todas as semanas, estão mais relacionadas ao cumprimento de deveres religiosos das associadas. E, portanto, enfatizam a necessidade de: criar-se o hábito de realizar, sempre aos domingos, uma consagração, através do sacramento da penitência, à Santíssima Virgem; ser breve nas confissões; comungar com freqüência; participar de todas as reuniões da associação; fazer um jejum em honra da Virgem Maria, nos sábados; assistir ao catecismo e à benção do Santíssimo Sacramento, nos domingos .  As regras para todos os meses, estão mais direcionadas à participação das Filhas de Maria na associação. Estas aconselham que: as associadas nunca faltem às reuniões mensais da Pia União e que naquele dia comungasse; caso faltem a qualquer reunião, justificam o mais brevemente, e que se informem sobre a reunião passada; as sócias devem escolher uma virtude e a cumprir fielmente, todos os meses; uma semana antes da reunião, as jovens devem ler, com atenção, as regras de vida e fazer

Hino das Filhas de Maria

Hino da Pia União das Filhas de Maria 1. Eu prometi, sou filha de Maria, de meu Jesus por Mãe a recebi; Ama-la-ei na dor e na alegria, É minha Mãe! amor lhe prometi. Eu prometi, fiel serei por toda a vida, à minha Mãe querida; Eu prometi, fiel serei. Que ditosa alegria! Filha sou de Maria! 2. Eu prometi ó Mãe Imaculada, do vão prazer fugir, quero o ardor; Com teu poder, ó Virgem ilibada, quebrantarei do inferno o furor. 3. Eu prometi, evitarei ser presa da tentação que sempre expelirei; A bela flor da virginal pureza, com minha Mãe, feliz sempre amarei. 4. Eu prometi, ó Mãe de formosura, sereis para mim espelho de fervor, D'ardente fé, d'humilde e candura, de mansidão, de puro , santo amor. 5. Eu prometi ó doce e casta Virgem, no coração com fiel ardor; conservarei a vossa bela imagem, antes morrer que perder tal fervor. 6. Eu prometi na última agonia, Chamar-vos-ei, ó Mãe de coração; E voarei, que dita, que alegria, em vosso nome, à celestial mans