Pular para o conteúdo principal

Ato de Consagração da Filha de Maria na Pia União



O ato de consagração se realiza nos dias das festas de Imaculada Conceição, de Santa Inês e de encerramento do mês mariano. A cerimônia tem início com o cântico Ave Maris Stella; depois o Padre realiza uma oração; em seguida, a aspirante acompanhada pela diretora ou mestra se aproxima do altar de Nossa Senhora e sustentando uma vela acesa na mão, responde ao Padre o seguinte interrogatório: 

Padre – Jovem cristã, que motivo vos traz aos pés do altar de Maria Immaculada? 
Aspirante – Revmo. Padre, o ardentissimo desejo de ser admittida no numero das Filhas de Maria. Padre – Prometeis observar fielmente os estatutos e o regulamento das Filhas de Maria da Virgem Immaculada e todas as praticas devotas da nossa Pia União? 
Aspirante – Sim, revmo. Padre, prometto, com a graça de Deus e a proteção de Maria Santíssima e da Virgem Santa Ignez ser fiel na sua observância, durante todo o tempo da minha vida.
Padre  – Prometeis além disto esforçar-vos por adquirir as virtudes em que devem assinalar as Filhas de Maria, especialmente a pureza, a humildade, a obediência e a caridade? 
Aspirante – Sim, revmo. Padre, prometo aplicar todas as forcas em praticar estas virtudes, á imitação da nossa Mãe Santíssima e Imaculada.
Padre – Estas disposta a fazer o vosso ato de consagração a Maria? 
Aspirante – Sim, revmo. Padre, pois que durante todo o tempo da minha vida provação foi este sempre o meu único desejo. 



Padre  – Pois bem, visto os fervorosos desejos e as boas disposições que mostras, nós vos admittimos com prazer no numero das Filhas de Maria. E para que sejam mais sagradas e solemnes as vossas promessas, fazei na presença das vossas irmãs espirituaes o ato de consagração á Virgem Immaculada 

Ato de consagração: 

Ó Maria concebida sem peccado, eu, querendo hoje colocar-me sob a vossa especial proteção, vos elejo por minha protetora e advogada, por minha Mãe e Senhora. Prostrada aos vossos pés prometto firmemente empregar todos os esforços em promover a vossa glória e propagar o vosso culto. De hoje em diante quero fazer profissão de ser toda vossa, de seguir as vossas pisadas e de imitar as vossas virtudes, especialmente a vossa angélica pureza virginal, a vossa profundissima humildade, a vossa perfeitissima obediencia e a vossa incomparavel caridade. Isto prometto solenemente, junto do vosso altar, em presença de toda a corte celeste. Obtende-me, ó terna Mãe, a graça de ser fiel a esta promessa durante toda a minha vida, para merecer a graça especial de ser vossa Filha por toda a eternidade. Assim seja


Prosseguindo a solenidade, o Padre benze a medalha e a entrega à nova Filha de Maria, recomendando-a fidelidade no cumprimento dos seus deveres, tanto da associação quanto nos do seu dia a dia; depois lhe entrega o Manual da associação, o qual traz na primeira página um diploma e ao término da cerimônia o Padre faz uma oração e todos os presentes entoam o hino Magnificat.

“Magnificat anima mea Dominum / Et exultavit spiritus meus in Deo salutari meo. / Quia respexit humilitatem ancillæ suæ: ecce enim ex hoc beatam me dicent omnes generationes. / Quia fecit mihi magna qui potens est, et sanctum nomen eius. / Et misericordia eius a progenie in progenies timentibus eum. / Fecit potentiam in brachio suo, dispersit superbos mente cordis sui. / Deposuit potentes de sede et exaltavit humiles. / Esurientes implevit bonis et divites dimisit inanes, / Suscepit Israel puerum suum recordatus misericordiæ suæ, / Sicut locutus est ad patres nostros, Abraham et semini eius in sæcula. // Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto / Sicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum. / Amen".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da Pia União das Filhas de Maria

Origem Histórica A reunião de fiéis com o objetivo de venerar Maria remonta ao período medieval. A primeira referência que se tem sobre uma organização fraternal, tendo como patrona a mãe de Cristo, data do século XII, criada por Pedro de Honestis. Esta irmandade situada na Igreja de Santa Maria do Porto congregava homens e mulheres, religiosos e leigos, denominados de filhos e filhas de Maria. Os associados traziam pendendo do pescoço uma medalha e na cintura uma faixa azul . Esta seria a provável origem da associação denominada Pia União das Filhas de Maria.  Após o Concílio de Trento (1545-1563) criou-se em parte do clero da Igreja Católica uma preocupação em reformar a prática religiosa do catolicismo fazendo com que as decisões do Concílio penetrassem na vida cotidiana dos fiéis, levando-os a compreender a necessidade da observância dos sacramentos, principalmente a confissão e a comunhão, e da prática das virtudes cristãs, sobretudo, a castidade. Neste sentido, a reform

Regras da Pia União das Filhas de Maria

As regras para todas as semanas, estão mais relacionadas ao cumprimento de deveres religiosos das associadas. E, portanto, enfatizam a necessidade de: criar-se o hábito de realizar, sempre aos domingos, uma consagração, através do sacramento da penitência, à Santíssima Virgem; ser breve nas confissões; comungar com freqüência; participar de todas as reuniões da associação; fazer um jejum em honra da Virgem Maria, nos sábados; assistir ao catecismo e à benção do Santíssimo Sacramento, nos domingos .  As regras para todos os meses, estão mais direcionadas à participação das Filhas de Maria na associação. Estas aconselham que: as associadas nunca faltem às reuniões mensais da Pia União e que naquele dia comungasse; caso faltem a qualquer reunião, justificam o mais brevemente, e que se informem sobre a reunião passada; as sócias devem escolher uma virtude e a cumprir fielmente, todos os meses; uma semana antes da reunião, as jovens devem ler, com atenção, as regras de vida e fazer

Hino das Filhas de Maria

Hino da Pia União das Filhas de Maria 1. Eu prometi, sou filha de Maria, de meu Jesus por Mãe a recebi; Ama-la-ei na dor e na alegria, É minha Mãe! amor lhe prometi. Eu prometi, fiel serei por toda a vida, à minha Mãe querida; Eu prometi, fiel serei. Que ditosa alegria! Filha sou de Maria! 2. Eu prometi ó Mãe Imaculada, do vão prazer fugir, quero o ardor; Com teu poder, ó Virgem ilibada, quebrantarei do inferno o furor. 3. Eu prometi, evitarei ser presa da tentação que sempre expelirei; A bela flor da virginal pureza, com minha Mãe, feliz sempre amarei. 4. Eu prometi, ó Mãe de formosura, sereis para mim espelho de fervor, D'ardente fé, d'humilde e candura, de mansidão, de puro , santo amor. 5. Eu prometi ó doce e casta Virgem, no coração com fiel ardor; conservarei a vossa bela imagem, antes morrer que perder tal fervor. 6. Eu prometi na última agonia, Chamar-vos-ei, ó Mãe de coração; E voarei, que dita, que alegria, em vosso nome, à celestial mans