Pular para o conteúdo principal

Saudação Angélica




Por que esta oração de socorro é chamada de Saltério de Jesus e Maria?

1. O nome Saltério origina-se da palavra salmo, e aqueles que através deste servem Deus e a Virgem Maria se chamam Salmodiantes. Esse deriva do Saltério de David, que foi um anúncio da Saudação Angélica. Os Cânticos da velha aliança, segundo Santo Ambrosio, anunciam a Nova Aliança.

2. Para alguns este deriva do sal da divina Sabedoria, visto que a Oração do Senhor e a Saudação Angélica são, de certo modo, as duas salinas da Sabedoria de Deus, com as quais as mentes dos fiéis são banhadas de sal.

3. Outros pensam que este derive do Órgão que os hebreus chamam Nablum, instrumento musical composto por cento e cinqüenta tubos, com os quais normalmente se cantavam os Salmos de David.

4. Ao mesmo tempo, etimológica e teologicamente, o Saltério traz dezgrandes resultados, que os devotos Salmodiantes recebem de Cristo e da Virgem Maria. Realmente:
P. aos pecadores assegura o arrependimento.
S. aos sedentos dá água e sacia.
A. aos prisioneiros leva a libertação.
L. a quem chora dá a alegria.
T. a quem está na tentação concede tranqüilidade.
É. a quem está na necessidade, dá abundancia.
R. aos religiosos leva a renovação. I. aos inexperientes concede a experiência.
V. aos vivos faz vencer a solidão.
M. aos mortos concede misericórdia através do socorro. 
O Saltério é uma palavra divina, bíblica tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. 

Por que o Saltério é composto de quinze Orações do Senhor?

Na visão tida por São Bernardo, a divina revelação o explicou: aquele que cada dia, por um ano inteiro, rezar quinze Pater Noster, igualará o número das feridas da Paixão de Cristo. As quais todos os Cristãos devem honrar sumamente e adorar.

De fato na Paixão do Senhor são quinze as principais dores que os Cristãos devem contemplar com veneração: 
1. A Ceia dolorosa. 
2. A captura penosa. 
3. O vergonhoso tapa na casa de Anna. 
4. O sarcasmo e a condenação na odiosa casa de Caifás. 
5. O arrastar Cristo em meio aos gritos da multidão até Pilatos. 
6. A injuriosa ironia de Erodes em relação a Cristo. 
7. O flagelo sanguinário de Cristo. 
8. A coroa de espinhos. 
9. A blasfêmia dos soldados. 
10. A condenação vergonhosa. 
11. O fardo da Cruz. 
12. A crucificação dolorosa. 
13. O colóquio virtuoso de Cristo na Cruz. 
14. A comovente morte de Jesus. 
15. A sepultura gloriosa do Senhor.

Na verdade estas dores são, cada uma, de tão grande valor que, como o Senhor Jesus revelou algumas vezes a São Bernardino e à Santa Brigite, cada uma destas supera grandemente todo o valor do mundo inteiro e do universo criado. Por isso é justo e sagrado que os cristãos recordem e venerem estas dores nas quinze Orações do Senhor no Saltério. Do momento em que: Esta oração foi confiada aos Apóstolos pelo Senhor Jesus (Mt.6).

Por que no Saltério de Cristo e de Maria existem cento e cinqüenta Saudações Angélicas? O Saltério corresponde ao mesmo número de Salmos. Por isso o povo fiel a este número bíblico, que é cheio de significado, se conforma à devota Igreja. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da Pia União das Filhas de Maria

Origem Histórica A reunião de fiéis com o objetivo de venerar Maria remonta ao período medieval. A primeira referência que se tem sobre uma organização fraternal, tendo como patrona a mãe de Cristo, data do século XII, criada por Pedro de Honestis. Esta irmandade situada na Igreja de Santa Maria do Porto congregava homens e mulheres, religiosos e leigos, denominados de filhos e filhas de Maria. Os associados traziam pendendo do pescoço uma medalha e na cintura uma faixa azul . Esta seria a provável origem da associação denominada Pia União das Filhas de Maria.  Após o Concílio de Trento (1545-1563) criou-se em parte do clero da Igreja Católica uma preocupação em reformar a prática religiosa do catolicismo fazendo com que as decisões do Concílio penetrassem na vida cotidiana dos fiéis, levando-os a compreender a necessidade da observância dos sacramentos, principalmente a confissão e a comunhão, e da prática das virtudes cristãs, sobretudo, a castidade. Neste sentido, a reform

Regras da Pia União das Filhas de Maria

As regras para todas as semanas, estão mais relacionadas ao cumprimento de deveres religiosos das associadas. E, portanto, enfatizam a necessidade de: criar-se o hábito de realizar, sempre aos domingos, uma consagração, através do sacramento da penitência, à Santíssima Virgem; ser breve nas confissões; comungar com freqüência; participar de todas as reuniões da associação; fazer um jejum em honra da Virgem Maria, nos sábados; assistir ao catecismo e à benção do Santíssimo Sacramento, nos domingos .  As regras para todos os meses, estão mais direcionadas à participação das Filhas de Maria na associação. Estas aconselham que: as associadas nunca faltem às reuniões mensais da Pia União e que naquele dia comungasse; caso faltem a qualquer reunião, justificam o mais brevemente, e que se informem sobre a reunião passada; as sócias devem escolher uma virtude e a cumprir fielmente, todos os meses; uma semana antes da reunião, as jovens devem ler, com atenção, as regras de vida e fazer

Hino das Filhas de Maria

Hino da Pia União das Filhas de Maria 1. Eu prometi, sou filha de Maria, de meu Jesus por Mãe a recebi; Ama-la-ei na dor e na alegria, É minha Mãe! amor lhe prometi. Eu prometi, fiel serei por toda a vida, à minha Mãe querida; Eu prometi, fiel serei. Que ditosa alegria! Filha sou de Maria! 2. Eu prometi ó Mãe Imaculada, do vão prazer fugir, quero o ardor; Com teu poder, ó Virgem ilibada, quebrantarei do inferno o furor. 3. Eu prometi, evitarei ser presa da tentação que sempre expelirei; A bela flor da virginal pureza, com minha Mãe, feliz sempre amarei. 4. Eu prometi, ó Mãe de formosura, sereis para mim espelho de fervor, D'ardente fé, d'humilde e candura, de mansidão, de puro , santo amor. 5. Eu prometi ó doce e casta Virgem, no coração com fiel ardor; conservarei a vossa bela imagem, antes morrer que perder tal fervor. 6. Eu prometi na última agonia, Chamar-vos-ei, ó Mãe de coração; E voarei, que dita, que alegria, em vosso nome, à celestial mans